Voltar

O que procura?

Pode pesquisar por uma palavra ou pela referência do produto

 

Círculo Cromático

O círculo cromático é uma representação visual das cores primárias e de como elas se combinam para criar todas as outras cores visíveis, sendo muito útil para a criação de esquemas de cores.

Círculo cromático (fundo cinza).png

Existem algumas combinações que se baseiam no conceito de harmonia de cor e que são muito fáceis de utilizar. A combinação mais simples é a monocromática onde a partir de uma cor pode variar a saturação e brilho para criar diversos tons. O melhor desta combinação é que você tem a garantia de que eles vão combinar!

Combinações circulo monocromático pt (prachetas - fundo cinza)-01.png

Na combinação de cores complementares divididas deve usar as cores que estão ao lado da cor complementar. Esta combinação garante o mesmo nível de contraste, mas mais opções de tons e, possivelmente, resultados mais interessantes.

Combinações circulo monocromático pt (prachetas - fundo cinza)-02.png

Por outro lado, com a combinação triádica um triângulo equilátero é formado no círculo cromático e as cores que estão em cada vértice são usadas. Este tipo de combinação pode originar resultados muito impressionantes, principalmente, quando são com cores primárias e secundárias, portanto, pense com cuidado antes de escolhê-las.

Combinações circulo monocromático pt (prachetas - fundo cinza)-04.png

Uma combinação tetraédrica forma um retângulo no círculo cromático, utilizando assim dois pares de cores complementares. Esta combinação de cores funciona melhor se deixar uma cor como dominante e as outras três como auxiliares.

Combinações circulo monocromático pt (prachetas - fundo cinza)-03.png

Com a combinação análoga, a cor que selecionar deve combinar com aquelas localizadas imediatamente ao lado direito e esquerdo da cor escolhida como principal.

Combinações circulo monocromático pt (prachetas - fundo cinza)-05.png

As cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático, estão posicionadas nas extremidades opostas, por exemplo: azul e laranja, ou o clássico vermelho e verde. Para evitar que a paleta de cores fique muito simples, pode adicionar tons mais claros, mais escuros ou com pouca saturação.

Combinações circulo monocromático pt (prachetas - fundo cinza)-06.png